Como montar um consultório online?

Como montar um consultório online?

outubro 27, 2020 0 Por Editor

Atualmente, uma das grandes inovações do setor de saúde é o consultório virtual, mais conhecido como consultório online. Devido a evolução tecnológica voltada para esta área, é possível obter diagnósticos precisos por meio de laudos à distância, assim como realizar atendimentos especializados. 

Essa introdução de novas tecnologias apresenta vantagens para profissionais, otimizando o trabalho e permitindo a execução de tarefas de forma rápida e organizada, além de também levar benefícios para os pacientes, que podem contar com assistência médica sem sair de casa.

Diante do cenário que vivenciamos no momento, em que a pandemia da Covid-19, causada pelo Novo Coronavírus exigiu a tomada de novas alternativas para evitar sua propagação, a implementação de um consultório online ganha ainda mais destaque, prometendo crescer no futuro.

Por isso, no artigo de hoje vamos apresentar algumas estratégias fundamentais na hora de montar um consultório online, auxiliando-o no momento de ampliar seu negócio do ambiente exclusivamente físico para o digital. É só continuar a leitura para conferir!

Definição do consultório online

O consultório online é um sistema automatizado que permite ao médico variadas funcionalidades úteis, entre elas, podemos destacar o agendamento de consultas para os pacientes, interpretação de exames de forma online, consulta aos prontuários eletrônicos, prescrição de medicamentos, acesso a informações de cadastros, e mais. 

Essa ferramenta funciona como uma agenda para o profissional, assim como sistema de gestão em saúde e canal de comunicação entre médicos e pacientes, facilitando a atuação. Dessa maneira, grande parte das informações importantes fica disponível na internet e pode ser acessada por meio de usuários que estão cadastrados na plataforma. 

Uma realidade em muitos estabelecimentos médicos, essa tecnologia apresenta benefícios a curto, médio e longo prazo. Entretanto, muito deve ser feito para isso. É fundamental saber como montar um consultório online para ampliar as possibilidades de atendimento de forma correta, sem maiores problemas para seu negócio e também pacientes.

Adotar um consultório online também é uma forma de ajudar pacientes que moram longe a receber atendimento especializado, facilitando seu acesso à assistência médica de qualidade. 

Tendo a tecnologia como aliada, todo serviço passará a ser utilizado, desde seu agendamento até a consulta em si, afinal, um consultório online pode integrar as informações e armazená-las com segurança por baixo custo (plataforma de telemedicina e internet) que a longo prazo tornam-se irrisórios, visto que o profissional terá um grande aumento para atendimentos.

Vantagens de montar um consultório online

O consultório online é uma ferramenta que leva benefícios para pacientes assim como para os médicos que decidem utilizá-la. A seguir, você poderá conhecer as vantagens de contar com essa tecnologia em sua rotina de trabalho. 

Otimização das atividades

Montar um consultório online permite ao profissional realizar o agendamento de consultas de forma rápida, assim como encontrar documentos e informações relacionadas ao paciente rapidamente.

Ao ficarem armazenadas no sistema de telemedicina, as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, no entanto, somente aqueles que estiverem autorizados para isso, possuindo usuário e senha cadastrados, poderão acessá-las. 

Sem a necessidade de preencher documentos com essas informações sempre que o paciente procurar atendimento, o médico pode direcionar o tempo economizado com essa funcionalidade do consultório online para realizar outras atividades. Com este trabalho automatizado, o atendimento também se torna mais rápido, melhorando o período de espera de seus pacientes. 

Agendamento de consultas e exames online

Com o consultório online, o médico pode contar com recursos que facilitam o agendamento de consultas e exames também por meio virtual. Assim, pacientes não precisam perder tempo tentando marcar sua consulta por telefone, muito menos indo até a clínica ou consultório. Basta realizar o cadastro no sistema e escolher entre os horários disponíveis, o melhor para sua consulta.

Após o primeiro agendamento, todos os momentos em que o paciente acessar o sistema poderá encontrar suas informações já registradas e disponíveis. Além disso, o consultório online contribui para diminuir o absenteísmo, motivo que prejudica outros atendimentos assim como o trabalho do profissional.

Isso porque, com o acesso ao sistema, o paciente pode cancelar seu horário ou remarcar caso tenha algum imprevisto que o impeça de comparecer no exame ou consulta. Essa alternativa reduz o tempo de espera e garante a eficiência do serviço prestado, permitindo a organização da agenda do médio.

Flexibilidade de agendamento para o paciente

Automatizando o consultório, é possível deixar a ferramenta à disposição de seus pacientes todos os dias e horários, visto que ela estará disponível 24 horas por dia. Dessa maneira, o paciente pode marcar seu atendimento de qualquer lugar e à qualquer hora, avaliando suas opções e agendando o período que lhe for disponível. 

Além disso, o consultório online livra o paciente da necessidade de esperar entre uma consulta e outra. É só entrar no site informado no horário que a consulta foi agendada para ser atendido. 

Possibilidade de envio de laudos digitais

O consultório online permite ao médico o envio de laudos à distância de forma rápida e prática, no menor tempo possível. Dessa maneira, pode-se ter um laudo digital praticamente em tempo real, visto que, assim que é disponibilizado online, o paciente pode acessar o sistema e obter seus resultados, evitando deslocar-se até a clínica ou consultório para receber seus exames. Essa vantagem auxilia na economia de tempo e também dinheiro. 

Realização de receituário online

O consultório online também disponibiliza a receita digital prescrita pelo médico ao paciente, de forma clara e legível. Seu acesso pelo sistema pode ser feito com facilidade, permitindo a impressão do receituário feito pelo profissional. 

Além disso, algumas plataformas apresentam parceria com farmácias, permitindo que as receitas sejam enviadas diretamente a elas, caso seja conveniente para o paciente. O receituário digital diminui o risco de medicamentos ou dosagens equivocadas pela falta de entendimento de escrita. Por fim, a receita permanece no sistema, facilitando posterior consulta, caso seja necessário.

Coleta de dados facilitada e eficaz

Os dados e informações são facilmente recolhidos e organizados com um sistema voltado para o consultório online. Com o auxílio de uma ferramenta que promova sistematização e informações de forma prática e sem grande complexidade, dados de uma grande quantidade de pacientes podem ficar a salvo em uma espécie de histórico clínico. Assim, é possível conhecer melhor o perfil e características dos pacientes, tendo rápido acesso às informações como:

  • Quadro clínico;
  • Queixas comuns;
  • Histórico;
  • Doenças de maior incidência;
  • Faixa etária;
  • Classe social;
  • Gênero e outros.

Eliminação da fila de espera

O consultório online promove o fim das filas de espera nas clínicas e consultórios, afinal, tudo é realizado de forma virtual. Basta que o paciente realize o acesso eletrônico para efetuar seu agendamento de consulta quando lhe for conveniente e esteja presente de forma online, no site indicado para atendimento no horário combinado. Esse benefício reduz filas de espera em consultório, permitindo que o médico possa voltar seu atendimento para casos que mais necessitem de sua atenção.

Aumento da satisfação dos pacientes

Ter as tarefas otimizadas por um consultório online garante que mais pacientes estejam satisfeitos, uma vez que grande parte das queixas podem ser solucionadas com eficiência, como atrasos para o atendimento ou dificuldades para agendamento.

Consequentemente, o médico aumenta suas chances de fidelizar mais paciente, melhorando sua reputação e imagem do serviço online, fator positivo para se destacar frente a concorrência. 

Como abrir um consultório online

Montar um consultório online é uma excelente maneira de oferecer maiores vantagens ao paciente assim como melhorar seu atendimento, garantindo o sucesso de sua clínica. Para isso, investir em uma plataforma de telemedicina é fundamental. Esse sistema de gestão médica oferece funcionalidades necessárias para proporcionar qualidade no atendimento, tornando-o dinâmico e individualizada para os pacientes. 

Dessa forma, são grandes as chances do profissional obter sucesso neste novo formato de atendimento. A seguir, você poderá conferir estratégias que podem auxiliar na implementação e funcionamento de um consultório online. 

Invista em ferramentas de marketing digital

Para se tornar uma referência em sua área por meio do atendimento remoto, o médico de estar em evidência no mercado de trabalho. Assim, utilizar as técnicas do marketing digital é uma boa forma de ganhar visibilidade para seu trabalho, atingindo o público específico.

Por isso, é importante planejar estratégias que possam alavancar a imagem de seu consultório para atrair mais pacientes. O inbound marketing é uma dessas técnicas que, por meio da criação de conteúdo útil e relevante, leva conhecimento ao público e permite que com o tempo o profissional se torne referência no assunto, conquistando mais pessoas. 

Além disso, a interação com pacientes e interessados é fundamental, melhorando a comunicação, esclarecendo dúvidas e contribuindo também para a fidelização de novos pacientes.

Não há dúvidas sobre a importância do marketing médico. No entanto, o profissional não pode ter dúvidas sobre como fazê-lo. Afinal, o marketing para médicos têm algumas particularidades. 

Apesar de ser liberada a propaganda e utilização de estratégias de marketing para divulgar seus serviços. Algumas regras rigorosas existem, e devem ser seguidas. Portanto, em caso de dúvidas, o médico deve consultar as resoluções CFM n.º 1.974/2011 e CFM n.º 2.126/2015. Dessa maneira, poderá entender exatamente o que pode ou não ser publicado em um site médico

Crie uma página na internet

Assim como as ferramentas de marketing digital são importantes, criar uma página na internet auxilia o profissional para marcar presença virtual, potencial requisito para conseguir estabelecer seu consultório online no mercado.

Criar um site médico ajuda a ganhar visibilidade para sua clínica personalizando sua marca. Dessa maneira, mais pessoas poderão conhecer seu trabalho e serviços oferecidos por seu consultório, conquistando novos pacientes. Além disso, você poderá ser encontrado com facilidade, permitindo que as pessoas entrem em contato com seu negócio sempre que precisarem.

É possível inserir na página um link da plataforma de telemedicina, facilitando o agendamento de consultas e teleconsultas para o paciente. Contratar um serviço especializado, com profissionais que tenham pleno conhecimento sobre ranqueamento de páginas e buscadores é fundamental. 

Dessa forma, sempre que uma pessoa realizar a busca por uma clínica ou serviço realizado por seu consultório, será direcionado para sua página, favorecendo o surgimento de novos pacientes e apresentando as funcionalidades de seu consultório online. 

Utilize uma agenda online

A agenda digital pode ser sincronizada à plataforma de telemedicina utilizada pelo profissional, melhorando a forma de agendamento e proporcionando novas consultas para pacientes que visitam o serviço na rede. 

Uma agenda online permite ao médico maior controle sobre seus compromissos a serem cumpridos. Para que isso seja colocado em prática, basta que o profissional consulte a agenda e tenha acesso à lista de pacientes marcados para aquele dia, fazendo seu planejamento com rapidez e eficiência.

Para médicos que trabalham em outros locais, como clínicas e hospitais, uma agenda online é essencial para manter sua rotina organizada. Além disso, com essa ferramenta os pacientes poderão ter acesso aos horários vagos e disponíveis, assim como as especialidades, para realizarem o agendamento de acordo com suas possibilidades. Esse recurso acaba atraindo grande número de pacientes pela comodidade e praticidade ao agendar uma consulta. 

Faça o uso do prontuário eletrônico 

Para montar um consultório online é fundamental utilizar o prontuário eletrônico que contenha o histórico de seus pacientes. Essa ferramenta é uma forma de assegurar a segurança do médico e também de seus pacientes, afinal, neste documento devem constar informações importantes, como:

  • Dados cadastrais;
  • Quadro clínico;
  • Prescrições dos medicamentos;
  • Dosagem recomendada;
  • Recuperação e evolução.

Tais dados podem ser acessados sempre que for necessário por médicos que estejam habilitados e pacientes em suas devidas áreas de exame e receitas. Dessa forma, o paciente poderá enviar novos exames realizados pela plataforma de telemedicina a qualquer momento, mantendo todos seus documentos guardados com segurança na nuvem. 

Isso torna possível que os médicos possam acompanhar a situação clínica do paciente com eficiência, além de tornar os futuros atendimentos mais rápidos, uma vez que o profissional poderá consultar as informações prévias no sistema. 

Automatize o relacionamento pós-consulta 

De forma geral, profissionais da saúde utilizam todos seus recursos em ações que possam atrair novos pacientes. Contudo, caso não exista uma estratégia que possa fidelizá-los, dificilmente esses pacientes deverão retornar ao serviço, situação que podem resultar em avaliações negativas. 

Para que isso seja evitado, o médico deve investir em tecnologias disponíveis para fornecer a melhor experiência aos pacientes, desde o primeiro contato até o momento pós-consulta. Com o auxílio de softwares com funcionalidades voltadas para este serviço, é possível realizar o envio automatizado de lembretes e confirmações de consultas por meio de recursos disponíveis pela integração do agendamento online com a gestão do consultório.

Algumas ferramentas podem ainda realizar o envio de e-mail marketing, outra estratégia eficaz para manter o relacionamento entre paciente e médico após o atendimento no consultório online. A automação dessa função pode ser feita para o envio de:

  • informações e lembretes sobre medicamentos e preparo de tratamentos;
  • notícias do setor de saúde;
  • felicitações de aniversário ou datas comemorativas;
  • conteúdos informativos produzidos pelo profissional.

Mantenha presença nas redes sociais

Em 2019, o relatório Digital In informou que no Brasil, mais de 140 milhões de usuários estão ativos nas redes sociais, motivo que torna fundamental a presença do profissional nesse mercado virtual. 

O consultório online precisa ter uma forte presença digital. Para que isso aconteça, o médico deve analisar o perfil de seus pacientes, descobrindo quais são as plataformas mais utilizadas e marcando presença em todas elas, estando sempre à disposição. 

Além disso, para conseguir bons resultados, deve-se conhecer o tipo de conteúdo que seja mais assertivos para cada das redes sociais. Afinal, a linguagem utilizada para cada uma delas é única e deve ser utilizada de acordo. 

Para uma rede como o Facebook, o compartilhamento de informativos e notícias relevantes é muito indicado. Já para uma rede social como o Instagram, vídeos atrativos e fotos surtem melhores efeitos. 

Por isso, investir em marketing de conteúdo para a área médica é uma maneira de divulgar seus artigos do blog em redes sociais, interagindo com usuários, oferecendo informações e mostrando conhecimento. 

Na área da saúde, o uso da tecnologia muitas vezes é visto somente para situações complexas. Contudo, os avanços tecnológicos também apresentam uma nova estratégia para garantir ao profissional maior reconhecimento e acesso, ganhando visibilidade no mercado e levando conforto e praticidade para seus pacientes. 

Pelos motivos vistos acima, montar um consultório online é uma forma de romper barreiras, permitindo que o atendimento possa alcançar pessoas em qualquer localidade e em diferentes horários, levando assistência e também comodidade para os pacientes. Implemente um bom sistema para otimizar seu consultório e monte já seu consultório online!

Gostou do conteúdo de hoje? Então, continue aumentando seus conhecimentos e saiba como fazer um plano de negócios para sua clínica médica!