Decoração de consultórios: 9 ideias para se inspirar

Decoração de consultórios: 9 ideias para se inspirar

fevereiro 11, 2020 1 Por admin

Empreender e montar seu próprio consultório médico é uma grande conquista. E, para ela ser completa e trazer os resultados esperados, é preciso pensar em diversos detalhes da estrutura do local. O consultório deve ser funcional, seguro, aconchegante e confortável para sua equipe e seus pacientes. Por isso, a decoração de consultórios médicos é tão importante. 

Se você está em busca de ideias para a decoração de seu consultório, confira as dicas que apresentaremos no artigo de hoje. Nele, falaremos mais sobre o importante papel da decoração de consultórios médicos e mostraremos algumas imagens para você se inspirar para seu projeto. Confira tudo a seguir!

Por que investir com atenção na decoração de consultórios médicos?

A decoração de consultórios médicos é um ponto que vai além da estética: ele contribui positiva ou negativamente com a percepção que o paciente terá do seu negócio. O paciente está cada vez mais criterioso com quem lhe atenderá e cuidará de sua saúde. Por isso, é importante demonstrar sua atenção, cuidado e profissionalismo em todos os aspectos do consultório.

E isso passa pela decoração. Investir em uma boa decoração para consultórios médicos é, também, investir em uma boa primeira impressão, em diferenciação para o negócio, em uma imagem de credibilidade. 

Além disso, há outra questão importante: existem estudos que relacionam o design e a decoração dos ambientes ao bem-estar e à criação de condições que favoreçam a cura do paciente. De acordo com um artigo da Harvard Business Review, dados clínicos mostraram que o design de uma instalação médica pode ajudar a melhorar os resultados obtidos pelos pacientes.

O que levar em consideração na hora de decorar um consultório médico?

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de se decorar um consultório médico. Aqui, precisam ser colocadas em pauta as necessidades físicas e psicológicas dos usuários do espaço, garantindo um ambiente agradável, seguro e eficiente.

A funcionalidade é o primeiro requisito de um consultório médico, o qual precisa estar preparado para as demandas de seus pacientes. A estrutura deve ser completa e acessível, para que todos se sintam bem atendidos e acolhidos no espaço. Considere levar em consideração a acessibilidade para pacientes com deficiências temporárias ou permanentes, modelos de portas automáticos em determinados ambientes de mais livre acesso, para facilitar a entrada e saída de pessoas com dificuldades, entre outras questões. Outra dica é, para evitar quedas e outros incidentes, escolher carpetes que contrastem com a cor dos móveis.

É imprescindível viabilizar também um ambiente climatizado, amplo e com mobiliário confortável. Falando em conforto, essa é outra premissa que não pode ser deixada de lado na hora de se projetar um consultório médico. Os pacientes precisam sentir que o ambiente é acolhedor e aconchegante, para que se sintam à vontade na hora da consulta. Investir em uma decoração propícia, que ajude a criar a percepção de atendimento humanizado, é algo importante.

A estética é outro ponto que chama a atenção dos usuários e que precisa ser levada em consideração para o projeto de decoração de um consultório médico. O ambiente deve ser bonito e proporcionar a sensação de organização, asseio, seriedade e atenção. Quanto a isso, utilizar, quando cabível, acabamentos duráveis e superfícies estéreis/antimicrobianas pode ajudar tanto a manter um ambiente propício ao tratamento do paciente quanto a transmitir a sensação de limpeza e segurança.

Outro requisito a ser analisado é a praticidade. Afinal, o consultório precisa ser um ambiente que favoreça a rotina de atendimentos médicos. A dica para cumprir com essa demanda é investir em um mobiliário multifuncional e em uma decoração mais minimalista. Nesse tipo de espaço, comumente o menos é mais na decoração.

O que evitar na decoração de consultórios médicos

Há algumas práticas que podem afetar o conforto, o bem-estar e a sensação de acolhida e de hospitalidade percebidas pelos pacientes. Entre elas, podemos destacar:

  • Ambiente mal iluminado;
  • Falta de organização na decoração dos espaços, o que pode transmitir, também, falta de profissionalismo e credibilidade;
  • Falta de itens para ajudar no entretenimento, no conforto e no relaxamento do paciente – tais como água, TV, climatização, revistas, elementos naturais (como plantas, móveis ou acessórios de madeira), entre outros;
  • Não posicionar ornamentos pontiagudos ou pequenos, que possam ser colocados na boca, em locais altos e distantes do acesso das crianças;
  • Consultórios com decoração que gere a sensação de “frieza” e de grande impessoalidade e que não sejam convidativos;
  • Layout dos ambientes feitos sem favorecer a circulação segura e intuitiva dos pacientes;
  • Decoração com foco apenas na estética, sem levar em conta a funcionalidade, a acessibilidade e o conforto do paciente;
  • Excesso de superfícies e materiais que dificultem a privacidade do paciente – como vidros transparentes do teto ao chão, etc.

Além dessas questões, é importante também informar-se sobre portarias técnicas do Ministério da Saúde e as resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que possam ser aplicáveis ao seu tipo de negócio. 

Há, por exemplo a resolução RDC nº 50, que contempla o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde e também prescreve questões como os materiais indicados para o revestimento a ser utilizado nesses ambientes.

Inspirações para a decoração de consultórios médicos

Para ajudar a tangibilizar essas dicas e a inspirá-lo para seu projeto de decoração do consultório, a seguir, apresentaremos algumas referências visuais para ajudá-lo a personalizar seu espaço profissional: 

1. O tradicional consultório médico

Vamos começar pela proposta mais clássica e que reflete o padrão convencional de decoração de consultórios médicos. Esse é um conceito mais simples e atemporal, o qual reflete uma personalidade mais conservadora e prática por parte do profissional.

Esse tipo de decoração é “à prova de erros” e está atrelada a uma imagem sólida, com credibilidade e boa organização. Esse estilo é ideal para quem quer transmitir conceitos como solidez, confiança, previsibilidade e tradição.

Vale ressaltar que esse tipo de proposta funciona muito bem e é uma das grades apostas também entre aqueles que estão começando a carreira médica e procuram formas de transmitir ao paciente seu preparo e sua atenção na prática clínica.

2. Consultório com proposta mais contemporânea

Consultório com proposta mais contemporânea

Ainda que uma decoração de consultórios médicos mais tradicional seja uma boa aposta, há quem prefira transmitir mais modernidade, inovação e personalidade no ambiente. Para isso, conta-se com o uso de elementos mais arrojados, com design mais marcante, combinando a elegância dos projetos tradicionais com detalhes diferenciados de decoração, os quais possam representar com originalidade os conceitos que o profissional quer incutir.

Com isso, os consultórios com decoração contemporânea agregam, ao mesmo tempo, ornamentos mais sofisticados e também os de vanguarda. Nesses ambientes, também há um cuidado com o uso de cores, de texturas e de obras de arte que ajudem a transmitir os valores desse tipo de proposta.

3. Decoração de consultório médico no estilo industrial

Decoração de consultório médico no estilo industrial

O estilo industrial vem fazendo sucesso nas decorações de interiores e conseguiu ser adaptado com inteligência para os projetos de consultórios médicos. Com referências bastante predominantes, esse estilo deixa os consultórios mais criativos e com bastante originalidade.

Como a própria denominação indica, a proposta industrial tem a sua essência ancorada em elementos urbanos. Ainda, proporciona uma composição que transmite delicadeza, mas também modernidade. 

As cores utilizadas nas decorações de estilo industrial são bastante neutras e geralmente são vistas em tonalidades mais escuras e opacas. Os detalhes são a chave desse estilo decorativo e ficam bastante em evidência. Elementos como o cimento queimado, os tijolos à vista, eletrocalhas e canos evidentes são característicos desse tipo de projeto que combina com consultórios mais urbanos, localizados em centros criativos, com foco no atendimento a jovens profissionais.

4. A era do minimalismo para a decoração de consultórios médicos

Decoração de consultório médico no estilo minimalista

O minimalismo é mesmo um conceito muito elegante e que se aplica perfeitamente à proposta de decoração de ambientes na área da saúde. Com um visual bem clean, poucos contrastes e elementos mais neutros, o minimalismo transmite harmonia, organização e tranquilidade para o espaço.

Nos projetos com essa essência, o uso de cores mais marcantes é quase nulo, os móveis são planejados com praticidade e o design como um todo é trabalhado em linhas retas. Os objetos decorativos são bem pontuais.

Para consultórios médicos, o minimalismo se torna uma alternativa coerente e bastante usual. Além de ser democrática, deixa o ambiente leve e agradável para os usuários.

5. Alternativas do design para consultórios médicos

Decoração de consultório médico com design moderno

As alternativas criadas e atualizadas pelo design são cada vez mais surpreendentes e inovadoras, proporcionando aos espaços um conceito mais moderno, único e qualificado. 

A ideia aqui é introduzir algumas peças-chave ao espaço para que esse receba destaque e personalidade. A base da decoração desse tipo de consultório pode ser bem tradicional, com mobiliário básico e proposta clean. A introdução inteligente de objetos diferenciados será o que deixará o seu consultório médico um exemplo do campo do design.

Por exemplo poltrona ou cadeira diferente, uma mesa com formato menos tradicional, objetos ornamentais assimétricos. Nesse tipo de proposta, é comum que esses itens sejam assinados por designers ou, mesmo, feitos sob encomenda.

6. Decoração de consultórios com a influência do design escandinavo

Decoração de consultório médico com design escandinavo

O design escandinavo é outra grande tendência no universo da arquitetura e que vem sendo refletida na proposta de decoração de consultórios médicos. A essência desse conceito está na união entre minimalismo, harmonia e praticidade. O visual é bem elegante e trabalha essencialmente com as cores claras. Os móveis apresentam poucos detalhes e os estofados costumam contar com um visual mais clássico.

A presença de peças em madeira e em tecidos com toque rústico são constantes. Além disso, o uso de quadros e vasos de plantas é percebido como alternativa de decoração minimalista. Esse é um conceito que reflete uma experiência tranquila, acolhedora e sofisticada aos usuários do ambiente.

7. Proposta de consultório para atendimento de crianças

Decoração de consultório médico com proposta infantil

É importante lembrar também dos consultórios voltados para o atendimento infantil. Esse é um público bastante característico e que demanda cuidados para que se sinta mais à vontade e bem acolhido nesse tipo de ambiente. Para aqueles que escolheram a pediatria ou atuar especificamente com esse público, a atenção para a idealização do consultório deve ser bastante focada.

A visita ao pediatra geralmente acontece em um momento de fragilidade da criança, podendo misturar sentimentos de medo e ansiedade. Por isso, qualquer alternativa que possa ajudar a minimizar tais efeitos é bem-vinda. Criando um ambiente que seja acolhedor, confiável e divertido, por exemplo, se torna muito mais fácil deixar os pequenos se sentindo à vontade na hora da consulta.

O uso de cores e referências infantis são boas alternativas para a decoração desse tipo de consultório. Ainda, vale criar um espaço lúdico e que seja composto por alguns brinquedos – bonecos, ursos de pelúcia, jogos, etc. Alguns profissionais ficam com receio de utilizar tais elementos, mas saiba que, conforme vimos no exemplo, é possível incorporá-los de modo harmonioso e com muito bom gosto na decoração do consultório.

É importante lembrar de que, quando as crianças se sentem atraídas e confortáveis no espaço, a relação com o profissional tende a ficar muito melhor, mais acessível e facilitada. Além disso, essa atenção demonstra aos pais e responsáveis a preocupação do médico com o bem-estar a a colhida à criança. 

8. Decoração de consultório médico alinhada à biofilia

Decoração de consultório médico alinhada à biofilia

A utilização de elementos naturais pode estimular a sensação de bem-estar e conforto. Por isso, a tendência do design biofílico deve ser levada em consideração para se projetar a decoração de consultórios médicos.

A biofilia é um recurso para aproximar o cidadão urbano da natureza, por meio de nosso sentimento espontâneo de bem-estar ao termos contato com “o verde”. Há estudos também que associam – direta ou indiretamente – a exposição a esses elementos a um favorecimento do processo de cura, à redução do estresse, entre outros pontos. 

Um estudo, em específico, demonstrou que pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos na vesícula biliar que ficaram se recuperando em ambiente no qual visualizavam árvores apresentavam menor tempo de recuperação e precisaram utilizar menos analgésicos do que aqueles cuja vista era uma parede de tijolos. 

De fato, há diversas correntes que afirmam que mesmo representações como pinturas de paisagens na decoração de ambientes médicos ajudam a criar, ao menos, uma “distração positiva”. 

Desse modo, para a decoração de seu consultório médico, você pode utilizar itens como vasos, arranjos, jardins verticais, reproduções visuais da natureza, fontes de água, etc. Se você prefere não utilizar plantas naturais em função dos cuidados e da manutenção demandada, hoje há versões artificiais bastante convincentes também. Além disso, um estudo demonstrou que mesmo imagens da natureza exibidas em uma TV já ajudavam os pacientes a ficarem mais tranquilos do que, por exemplo, verem imagens de ambientes urbanos. Então, essa pode ser outra alternativa decorativa e funcional para seu consultório.

9. Decoração baseada no conceito de Healing Environment (Ambiente Terapêutico)

Decoração de consultório médico terapêutico

Esse conceito refere-se ao desenvolvimento de uma estrutura física que contribua positivamente para o bem-estar e o processo de cura dos pacientes. Ele baseia-se em cinco pilares: 

  1. Suporte psicológico: utilizar mecanismos que ajudem a evitar ou reduzir o medo, a ansiedade, a dor, etc;
  2. Suporte social: disponibilizar áreas propícias à interação, envolvendo paciente, seus acompanhantes e a equipe médica;
  3. Senso de controle: aplicar recursos que ajudem a gerar a sensação de independência do paciente;
  4. Distração positiva: utilizar na composição do ambiente elementos como as plantas que, como vimos, oferecem esse tipo de estímulo;
  5. Distração negativa: eliminar problemas como poluição visual, móveis ergonomicamente desconfortáveis e tudo aquilo que possa gerar mal-estar e estresse no paciente.

Tudo isso ajuda a humanizar ainda mais o serviço prestado e a demonstrar sua preocupação com a acolhida e o bem-estar de seus pacientes.

Ideias de decoração para consultórios médicos é o que não faltam. E, para acertar em cheio na produção do seu espaço, basta escolher o conceito que combine melhor com a sua personalidade, os valores que quer transmitir e sua área de atuação.

Lembre-se de que é esse ambiente que ajudará em grande medida a causar uma primeira impressão positiva, então, ele precisa levar em conta o perfil de seus pacientes e formas de deixá-los mais confortáveis e confiantes antes, durante e depois do atendimento médico.

E então, o que achou dessas dicas e inspirações para a decoração de consultórios médicos? Para saber mais sobre esse e outros temas importantes para sua prática e para a gestão de seu negócio, continue acompanhando nosso blog.