Atualização médica: uma exigência da medicina de qualidade

Atualização médica: uma exigência da medicina de qualidade

maio 19, 2020 0 Por Editor

Todo profissional de medicina já entra na área sabendo que sua jornada não será fácil. Além do peso que a profissão já tem, o vestibular é bastante concorrido, a graduação é extremamente exigente e o mercado pode ser muito competitivo. Por isso, algumas alternativas são essenciais para garantir a melhor formação para os médicos, como a atualização médica.

Muito se fala sobre especializações e residência na área da medicina, mas o assunto deste artigo também é igualmente importante: a importância da atualização médica na formação do profissional.

Para entender de vez o que é a atualização médica e seu papel no ensino da medicina de qualidade, continue lendo este artigo. Veja o que é a atualização, por que fazer uma e como escolher o curso certo para sua formação em medicina!

O que são cursos de atualização médica

Logo depois de se formar em medicina ou mesmo ao longo da carreira médica, se manter atualizado é essencial.

É para isso, primariamente, que existe a modalidade de cursos de atualização médica. A atualização médica é uma forma de continuar se capacitando e expandindo os conhecimentos durante a carreira na medicina.

A atualização médica pode ser uma capacitação de curta ou ​média duração, variando de acordo com a escolha do curso.

De qualquer forma, são cursos muito recomendados para quem quer rever sua prática profissional, aprimorar o que já sabe e aprofundar o conhecimento em algumas áreas e práticas específicas da medicina. 

Esses cursos, de forma geral, têm foco voltado para a aplicação prática e o desenvolvimento de habilidades necessárias para melhor atuação da medicina no dia a dia. As opções de cursos nessa modalidade são diversas.

Cada área da formação de um médico pode ter um ou vários cursos dedicados a alguma das suas práticas. Por isso, também é importante saber no que focar para escolher o curso certo.

A importância da atualização médica na formação profissional

Não é exagero dizer que o mercado de medicina é bastante concorrido. Afinal, desde o início da formação, o médico já absorve a dificuldade que é para entrar nessa área.

Ao longo da carreira, mesmo depois de estabelecido o profissional no mercado, não se deve simplesmente parar de buscar novas formas de aprender e se qualificar. 

É por aí que vemos a importância da atualização médica.

Existem três principais motivos que ressaltam a importância da atualização médica na formação dos profissionais. Para entender melhor cada um deles, veja:

1. Competitividade do mercado

Como você acabou de ler, é verdade que o mercado de medicina, assim como qualquer outro, é marcado pela competitividade.

Os profissionais e clínicas médicas não devem se preocupar apenas com o próprio trabalho, mas também com os concorrentes. Mais do que isso, o médico deve encontrar suas próprias maneiras de se sobressair e conquistar mais pacientes.

É claro que estamos falando de uma concorrência totalmente leal nesse caso. E uma ótima forma de obter vantagens competitivas é investindo na própria qualificação.

Os pacientes confiam ao médico o seu bem mais precioso: sua vida. Por isso, eles precisam confiar totalmente no profissional que vai cuidar de sua saúde. 

Um profissional com um bom currículo, que mostrou ter investido na atualização médica certa, mostra logo de cara ao paciente que ele fez o máximo para dominar sua área de atuação. E é exatamente isso que seu futuro cliente estará buscando.

2. Necessidade de aprendizado constante

Existem alguns pontos cruciais na carreira do médico que não vão mudar após o aprendizado garantido na graduação. Assim como muitos pensam, podemos ter certeza que o que você aprendeu em aulas de anatomia continua e continuará valendo ao longo do tempo.

Por outro lado, o profissional de medicina ainda tem uma série de novidades para descobrir depois de se formar.

Ao contrário da matéria básica do corpo humano, a medicina é uma área em constante evolução em termos de processos, procedimentos e tratamentos. As ciências biológicas não devem ser tratadas como as exatas: elas mudam, se transformam o tempo todo e o profissional deve conseguir acompanhar essas mudanças.

Dessa forma, o curso de atualização médica permite uma formação que engloba também o que há de mais atual na medicina, incluindo novos tratamentos e métodos que só a partir da tecnologia estão sendo possíveis.

3. Maior foco em especializações que você desejar

Por fim, o terceiro grande motivo para apostar na atualização médica é aprofundar seu conhecimento focando em alguns pontos específicos.

Independentemente da sua área de atuação na medicina, sempre existirão algumas correntes de tratamentos, métodos e processos que serão um diferencial para tratar seus pacientes. O curso de atualização, de duração mais curta e conteúdo intensivo, pode ser o que vai garantir o conhecimento mais específico para garantir sua especialidade médica.

Dessa forma, o conhecimento adquirido no curso pode te ajudar a despontar como a referência na sua localidade sobre uma área específica que os pacientes buscam. 

Atualização médica e medicina EaD: uma parceria de sucesso!

Há mais de uma década no Brasil, quando nossa maturidade digital começou a crescer mais do que nunca, surgiu uma nova forma de estudar, aprender e crescer profissionalmente: o ensino à distância (EaD).

Essa modalidade, quando surgiu, foi alvo de dúvidas simplesmente por se tratar de algo novo. Hoje, o EaD já é uma realidade bem estabelecida e, inclusive, é a principal forma de milhões de alunos terem acesso a educação superior e de qualidade.

Para entender um pouco do impacto do ensino à distância no Brasil, vamos a alguns dados.

Atualmente, o Brasil tem quase 2 milhões de alunos que realizam uma graduação à distância. Isso sem contar, é claro, os que realizam pós-graduações e outros cursos livres em suas áreas. Segundo o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação, a modalidade de ensino à distância representa hoje 24,3% do total de matrículas de graduação. 

E a Medicina EaD, como funciona?

Quando falamos em ensino à distância, muitos podem não associar essa modalidade à área da medicina. É verdade que, durante a graduação, muito do que o aluno aprende está ligado à aulas práticas e que exigem um momento presencial. Porém, não é só de graduação universitária que o EaD trata!

Nesse contexto, para cursos de atualização, os cursos EAD na área médica têm sido cada vez mais requisitados. Os benefícios dessa modalidade de ensino da medicina são vários. Veja como essas vantagens se tornam verdadeiros motivos para escolher um curso de atualização médica virtual:

  • Os cursos à distância oferecem maior flexibilidade para conciliar agenda de trabalho e estudos, permitindo que você organize melhor sua agenda;
  • Ampla variedade de cursos ofertados também é facilmente encontrada na modalidade EaD;
  • Formações de alta qualidade, com cursos de atualização ministrados por grandes especialistas em medicina do mercado; 
  • A opção EaD também é uma modalidade de estudo que não demanda perda de tempo com deslocamentos e que você ser executada no dia e horário mais cômodos a você;
  • Os materiais digitais estão sempre disponíveis, para que você possa consultar a qualquer momento;
  • Entrega de certificado ou diploma que comprove o curso também acontece, como em qualquer curso presencial.

Por tudo isso, a Medicine Cursos conta com um amplo portfólio de treinamentos online em atualização médica. Para saber mais sobre nossos cursos e o que você pode aprender com eles, continue lendo este artigo até o fim!

Saiba mais sobre os cursos de atualização médica da Medicine Cursos

A equipe de trabalho da Medicine Cursos é composta por profissionais renomados, com ampla experiência no segmento de educação a distância e que, com isso, consegue oferecer aos alunos formações alinhadas às melhores metodologias de ensino e às mais recentes descobertas ou inovações da área médica.

Entre os diferenciais de nossos cursos, estão que eles ficam disponíveis online. Assim, dependendo da formação, o conteúdo do curso que você realizou pode ser acessado por até dois anos após a contratação. Mesmo depois de finalizar o aprendizado, você tem a opção de conferir e consultar o material virtualmente ou, ainda, no formato DVD, para você sempre que precisar tê-los à sua disposição. 

Ainda, as formações de atualização médica da Medicine Cursos contam com um certificado de conclusão que poderá enriquecer seu currículo profissional ou Lattes.

Atualmente, nosso acervo já conta com mais de 10.000 horas de aulas disponíveis em nossa plataforma, conduzidas por 950 professores renomados em 110 cursos que estão com inscrições abertas para você escolher.

No momento, nossos cursos englobam as seguintes áreas da medicina:

  • Alergia e Imunologia;
  • Anestesiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Plástica;
  • Clínica Médica;
  • Dermatologia;
  • Ecocardiografia;
  • Endocrinologia;
  • Enfermagem;
  • Finanças para Médicos;
  • Gastroenterologia;
  • Geriatria;
  • Ginecologia;
  • Medicina de Emergência;
  • Medicina do Trabalho e Perícias Médicas;
  • Nefrologia;
  • Neurologia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia e Traumatologia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Pediatria;
  • Psiquiatria;
  • Radiologia e Ultrassonografia;
  • Terapia Intensiva;
  • Urologia;
  • Vascular.

O que você achou da ideia de fazer curso de atualização médica ou uma especialização a distância? Ficou com vontade de saber mais sobre a metodologia da Medicine Cursos?

Então, inscreva-se já para fazer uma aula gratuita e conferir, na prática, nossa abordagem e a qualidade de nossos conteúdos. Não perca essa oportunidade!