Como fazer uma especialização em nefrologia online?

Como fazer uma especialização em nefrologia online?

outubro 4, 2021 0 Por Editor

A especialização em nefrologia prepara o médico para atuar de forma responsável no diagnóstico, tratamento e promoção à saúde em relação aos distúrbios e patologias dos rins e trato urinário.

A nefrologia é uma área muitas vezes confundida com a urologia. No entanto, ainda que sejam complementares, as especialidades apresentam diferenças. 

Enquanto a nefrologia trata de problemas clínicos dos rins, a urologia lida em especial com o trato urinário. A seguir, saiba a importância de manter-se atualizado e como fazer uma especialização em nefrologia na Medicine Cursos.

Como é a especialização em nefrologia?

A nefrologia é uma especialidade clínica que avalia a função de rins e trata doenças relacionadas a esse órgão, assim como do trato urinário. Com importantes funções para a manutenção da homeostase, os rins são responsáveis pela produção de urina, regulação de eletrólitos e água, e conservação do equilíbrio da pressão arterial.

Esse órgão é responsável ainda pelo processo de medicações e substâncias exógenas, visto que o néfron é uma unidade com capacidade de filtrar as impurezas do sangue. Dessa forma, o médico interessado na especialização em nefrologia deve entender que os estudos são voltados para os rins e trato urinário, assim como as patologias associadas.

Qual atuação deste profissional?

Boa parte dos profissionais que decidem pela especialização em nefrologia costumam realizar plantões em clínicas de hemodiálise, de modo a atender pacientes portadores de insuficiência renal crônica.

Além disso, alguns profissionais trabalham em UTIs (unidades de terapia intensiva), enfermarias, clínicas de terapia, consultórios e unidades de transplante. Os hospitais com alas voltadas para a nefrologia também são opções para especialistas nessa área. De forma geral, o médico nefrologista pode atuar em:

  • Injúria renal aguda;
  • Doença renal crônica;
  • Terapia renal substitutiva, em hemodiálise, hemodiálise noturna/domiciliar, diálise peritoneal e transplante renal;
  • Nefrologia intervencionista;
  • Consultório.

A importância de manter-se atualizado na área de atuação

O mercado de trabalho na área médica é bastante concorrido. Afinal, desde o início da formação, o médico presencia a dificuldade que é para entrar nessa área.

Ao longo da carreira, mesmo após estabelecido no mercado, o profissional não deve parar de buscar novas maneiras de aprender e se qualificar. 

Existem alguns motivos que ressaltam a importância da atualização na formação dos profissionais, como oferecer um atendimento de qualidade, mantendo o paciente satisfeito. Confira as principais razões para realizar uma atualização médica, como a especialização em nefrologia.

1. Competitividade no mercado de trabalho

Os profissionais e clínicas médicas não devem se preocupar apenas com o próprio trabalho, mas também com os concorrentes. Mais do que isso, o médico deve encontrar suas próprias maneiras de se sobressair e conquistar mais pacientes.

É claro que estamos falando de uma concorrência totalmente leal nesse caso. E uma ótima forma de obter vantagens competitivas é investindo na própria qualificação.

Os pacientes confiam ao médico o bem mais precioso que têm: sua vida. Por isso, eles precisam acreditar totalmente no profissional que vai cuidar de sua saúde. 

Um profissional com bom currículo, que investiu na atualização médica certa, mostra logo de cara ao paciente que ele fez o máximo para dominar sua área de atuação. E é exatamente isso que seu futuro cliente estará buscando.

2. Necessidade de aprendizado constante

Existem alguns pontos cruciais na carreira do médico que não vão mudar após o aprendizado garantido na graduação. Assim como muitos pensam, podemos ter certeza que o que você aprendeu em aulas de anatomia continua e continuará valendo ao longo do tempo.

Por outro lado, o profissional de medicina ainda tem uma série de novidades para descobrir após se formar. As ciências biológicas não devem ser tratadas como as exatas: elas mudam, se transformam o tempo todo e o profissional deve conseguir acompanhar essas mudanças.

Dessa forma, um curso de atualização médica, como a especialização em nefrologia, permite uma formação que engloba também o que há de mais atual na medicina, incluindo novos tratamentos e métodos que só a partir da tecnologia estão sendo possíveis.

3. Maior foco em especializações que você desejar

Independentemente da sua área de atuação na medicina, sempre existirão algumas correntes de tratamentos, métodos e processos que serão um diferencial para tratar seus pacientes. O curso de atualização, com duração mais curta e conteúdo intensivo, pode ser o que vai garantir o conhecimento mais específico para sua especialidade médica.

Dessa forma, o conhecimento adquirido no curso pode te ajudar a despontar como a referência sobre uma área em que os pacientes buscam. 

Atualização médica EaD

A atualização médica pode ser uma capacitação de curta ou ​média duração, variando de acordo com a escolha do curso. De qualquer forma, são cursos muito recomendados para quem quer rever sua prática profissional, aprimorar o que já sabe e aprofundar o conhecimento em algumas áreas e práticas específicas da medicina. 

Cursos como a especialização em nefrologia têm foco voltado para a aplicação prática e o desenvolvimento de habilidades necessárias para melhor atuação da medicina no dia a dia. As opções de cursos nessa modalidade são diversas.

Cada área da formação de um médico pode ter um ou vários cursos dedicados a alguma das suas práticas. Por isso, também é importante saber no que focar para escolher o curso certo.

Há mais de uma década no Brasil, quando nossa maturidade digital começou a crescer mais do que nunca, surgiu uma nova forma de estudar, aprender e crescer profissionalmente: o ensino à distância (EaD).

Atualmente, o Brasil tem quase 2 milhões de alunos que realizam uma graduação à distância. Isso sem contar, é claro, os que realizam pós-graduações e outros cursos livres em suas áreas. Segundo o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Ministério da Educação, a modalidade de ensino à distância representa hoje 24,3% do total de matrículas de graduação. 

Vantagens de fazer uma especialização em nefrologia à distância

As aulas de medicina à distância possuem muitos benefícios em relação à educação tradicional para cursos de atualização. Os materiais, por exemplo, são desenvolvidos por profissionais especialistas na área. Com isso, são facilmente atualizáveis, o que garante conhecimento sempre aderente às novas tendências e conhecimentos desenvolvidos.

Muitas vezes pode ser desafiador fazer o curso à distância, visto que o ensino impõe ao aluno a responsabilidade de gerenciar o tempo e de ser protagonista da construção e atualização de seu conhecimento. 

Essa habilidade de gerenciar seu tempo acaba se tornando útil também para sua rotina laboral, virando um ganho adicional. Acompanhe outras vantagens de investir em aulas de medicina à distância.

Escolher os melhores horários para estudar 

Como as plataformas são acessíveis 24 horas, os médicos podem escolher o melhor horário para realizarem as aulas de medicina à distância. Diferente de uma instituição tradicional, na qual as aulas são oferecidas apenas em horários específicos do dia, o aprendizado remoto permite que os profissionais aprendam quando tiverem tempo para aprender.

As aulas de medicina à distância permitem ao aluno configurar sua própria programação para assistir às aulas online e concluir às formações no período mais cômodo de sua agenda. Essa flexibilidade é bastante vantajosa para quem trabalha com as corridas agendas da área da saúde.

Fazer aulas em qualquer lugar 

Muitos médicos se deslocam intensamente para atender pacientes em diferentes localidades. Além disso, precisam realizar viagens para participação em eventos da área.

Essa rotina corrida não é um impeditivo para fazer aulas de medicina à distância. Basta estar conectado à internet, que o profissional pode acessar suas aulas de onde estiver.

Na especialização em nefrologia da Medicine Cursos, os alunos assistem a aulas em vídeos e concluem as tarefas eletronicamente, sem a necessidade de enfrentar o trânsito, sair do trabalho mais cedo para a aula ou perder tempo importante com a família.

Avançar na carreira 

A evolução na carreira é uma das razões pelas quais os profissionais escolhem os programas de aprendizado online. Isso porque a modalidade permite que o médico continue trabalhando, utilizando seus momentos de tempo livre para desenvolver novas habilidades ou aprender práticas e estratégias mais recentes no campo de atuação.

Isso significa que, nas mais diversas áreas, é possível fazer aulas de medicina à distância e obter uma formação ainda mais atualizada, contribuindo para a atuação no mercado de trabalho e impulsionando sua carreira médica.

Valorizar o currículo médico

Além das habilidades técnicas e da reciclagem de conhecimento proporcionadas, incluir cursos de especialização à distância no currículo também indica que o profissional é dedicado, com autodisciplina e que sabe gerenciar seu tempo, prioridades e desafios. 

Além disso, é um indicador de que possui habilidades digitais, essenciais hoje em dia para que o médico possa se destacar no mercado. Esses cursos apresentam certificado de participação e reconhecimento equivalentes aos do método presencial.

A obtenção de um diploma pode ser bem-visto por potenciais empregadores, como uma demonstração do desejo de permanecer informado e preparado para novos desafios. E, para quem trabalha com pesquisa ou docência, cursos de qualidade também podem ser inseridos no currículo Lattes, valorizando-o e diferenciando seu currículo.

Atualizar-se constantemente

Na formação tradicional, o desenvolvimento de treinamentos acaba sendo mais demorado, em função dos cursos precisarem contar com uma data fixa para ocorrer e um número mínimo de participantes. Assim, o acesso aos novos conhecimentos pode ficar mais dificultado e menos ágil. 

Em cursos com aulas de medicina à distância, não existem tais barreiras. As atualizações de conteúdo podem ser facilmente publicadas, e novas formações são lançadas sem exigência de número de participantes ou restrições de datas.

Especialização em Nefrologia na Medicine Cursos

especialização em nefrologia

A equipe de trabalho da Medicine Cursos é composta por profissionais renomados, com ampla experiência no segmento de educação à distância. Com isso, conseguem oferecer aos alunos formações alinhadas às melhores metodologias de ensino e às mais recentes descobertas ou inovações da área médica.

Entre os diferenciais de cursos como a especialização em nefrologia, estão que eles ficam disponíveis online. Assim, dependendo da formação, o conteúdo do curso que você realizou pode ser acessado por até dois anos após a contratação. 

Mesmo após finalizar o aprendizado, você tem a opção de conferir e consultar o material virtualmente ou, ainda, no formato DVD, para você tê-los à sua disposição sempre que precisar. 

Ainda, as formações de atualização médica da Medicine Cursos contam com um certificado de conclusão que poderá enriquecer seu currículo profissional ou Lattes. Atualmente, nosso acervo já conta com mais de 10.000 horas de aulas disponíveis em nossa plataforma, conduzidas por 950 professores renomados e em 110 cursos que estão com inscrições abertas para você escolher. Confira as opções de especialização em nefrologia na Medicine Cursos.

Atualização Avançada em Insuficiência Renal Aguda nas Situações Especiais

O curso de atualização avançada em insuficiência renal aguda é 100% atualizado sobre a Nefrologia e a IRA em situações especiais. A especialização tem como principal objetivo a divulgação de dados recentes da OMS, o impacto dessas situações na Insuficiência Renal Aguda e, principalmente, a realidade diária que o nefrologista enfrenta no Brasil. 

Especialização em nefrologia: Curso de Nefrologia – NEFROMED 2020

O curso de Nefrologia – NEFROMED 2020, visa proporcionar as informações mais atuais e relevantes das principais doenças renais da nossa prática cotidiana. Ele foi preparado por renomados professores e especialistas em Nefrologia, utilizando as mais modernas técnicas pedagógicas para facilitar o aprendizado do colega.

A fisiopatologia, o diagnóstico e o tratamento atual das principais nefropatias serão amplamente abordados neste curso. Desta forma, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento clínico dos colegas, visando o aprimoramento no atendimento e na evolução dos pacientes.

Glomerulopatias – NEFROMED

O primeiro curso online sobre Glomerulopatias foi totalmente preparado e ministrado por professores e médicos especialistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Os temas abordados são as principais doenças glomerulares com que nos deparamos em nossa prática cotidiana. Todas as aulas foram didaticamente preparadas por Nefrologistas que vivenciam estas Glomerulopatias em sua rotina diária em nosso hospital. Conheça o conteúdo programático:

  • Podocitopatias: doença de lesões mínimas, gesf e gesf colapsante;
  • Patologia renal 1 – podocitopatias e IGA;
  • Nefropatia da IGA;
  • Patologia renal;
  • Nefropatia membranosa;
  • Patologia renal 3 – nefrite lúpica e vasculites;
  • Glomerulonefrite membranoproliferativa;
  • Patologia renal 4 – rim nas gamopatias monoclonais, síndrome de alport e doenças de depósitos glomerulare;
  • Rim e doenças sistêmicas;
  • Novos métodos, diagnósticos e avaliação genética em glomerulopatias;
  • Rim e doenças infecciosas;
  • Síndrome de alport;
  • Rim e gamopatias monoclonais;
  • Doenças de depósito glomerulares;
  • Glomerulopatias e gestação.

II Curso de Atualização em Nefrologia NEFROMED 2021

O II Curso de Atualização em Nefrologia NEFROMED 2021 foi preparado com maior abordagem em temas práticos, como doença renal crônica, hemodiálise crônica e transplante renal.

A especialização inclui novas aulas, como IRA na COVID 19, nefrite lúpica, glomerulopatias, gestação e noções básicas de patologia renal. As demais aulas foram aprimoradas e atualizadas. Confira a programação:

  • Distúrbios do sódio;
  • Distúrbios do potássio;
  • Distúrbios do cálcio, fósforo e magnésio;
  • Distúrbios ácido-básicos;
  • Aspectos da biópsia renal: exemplos ilustrativos;
  • Injúria renal aguda: definição, prevenção;
  • Injúria renal aguda: tratamento dialítico;
  • Injúria renal aguda na covid-19;
  • Nefrites túbulo-intersticiais;
  • Doença renal crônica: epidemiologia e diagnóstico;
  • Doença renal crônica: doença ósteo-metabólica;
  • Doença renal crônica: tratamento da anemia;
  • Doença renal crônica: tratamento hemodialítico;
  • Renal crônica: diálise peritoneal;
  • Nefrogeriatria: avaliação da função renal e doenças frequentes;
  • Transplante renal: seleção de doadores;
  • Transplante renal: seguimento e manuseio de imunossupressores;
  • Nefropatia diabética;
  • Nefrite lúpica;
  • Rim e doenças sistêmicas: Sjogren, esclerose sistêmica e vasculites;
  • Rim e gamopatias monoclonais;
  • Nefrotoxicidade de drogas anti-neoplásicas;
  • Podocitopatias;
  • Nefropatia da IGA;
  • Nefropatia membranosa;
  • Glomerulonefrite membranoproliferativa;
  • Rim e doenças infecciosas;
  • Gestação em doenças renais;
  • Doenças hipertensivas da gravidez;
  • Doença renal policística;
  • Doença de alport;
  • Litíase renal;
  • Infecções urinárias;
  • Hipertensão arterial: novas diretrizes;
  • Hipertensão arterial secundária;
  • Síndrome hepato-renal;
  • Discussões de casos clínicos;
  • Injúria renal aguda.

Para obter sucesso profissional, destacar-se na área de atuação e oferecer o melhor atendimento aos pacientes, a especialização em nefrologia da Medicine Cursos é essencial. Por isso, invista nessa atualização para elevar seus conhecimentos e melhorar a qualidade de sua profissão.

Ficou interessado em fazer uma especialização em nefrologia à distância? Então conheça as opções de formações na área que a Medicine Cursos oferece a você!